12 de dez. de 2007

INFO: Visão Mundial - Quem Somos? Como Trabalhamos?

A Visão Mundial é uma Organização Não Governamental (ONG) Cristã Humanitária e de Desenvolvimento criada em 1950 e presente em aproximadamente 100 países.

Trabalhando no Brasil desde 1975 com o enfrentamento da pobreza e da exclusão social, a Visão Mundial prioriza em seus programas as crianças e os adolescentes que vivem em comunidades pobres e em situação de vulnerabilidade, para promover o bem estar das pessoas.

A Organização desenvolve projetos nas regiões empobrecidas do Semi-árido, no Nordeste do País e Vale do Jequitinhonha, além do Norte de Minas Gerais, Amazonas, Tocantins e nas regiões metropolitanas das capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os projetos promovidos e apoiados têm programas com ênfase em saúde, educação, desenvolvimento comunitário, agroecologia, desenvolvimento econômico, promoção da justiça e emergência/reabilitação.


Nossa Missão
A Visão Mundial é uma parceria internacional de cristãos cuja missão é:

"Seguir a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, trabalhando com os pobres e oprimidos para promover a transformação humana, buscar a justiça e testificar das boas novas do reino de Deus. "

Procuramos cumprir essa missão por meio de um compromisso integral e integrado com uma transformação social sustentável, baseada na comunidade, com atenção especial à problemática da criança;
ajuda em situações de emergência para socorrer as pessoas afetadas por conflitos ou desastres; promoção da justiça que busque a mudança de estruturas injustas que oprimem aos pobres com os quais trabalhamos; iniciativas estratégicas que apóiem a igreja no cumprimento de sua missão; conscientização do público a fim de que compreenda a problemática da pobreza, visando levá-lo a compartilhar recursos, a comprometer-se e a orar; o testemunho cristão por meio do estilo de vida, ações, palavras e sinais que estimulem as pessoas a responderem ao Evangelho.



Nossos valores
Em nossos programas, procuramos nos orientar por estes valores. Sabemos que o ser humano é o sujeito da sua história, capaz, portanto, de intervir para mudar a sua própria realidade. Quando age assim, ele se torna parceiro de Deus.

Por isso, em nosso trabalho, queremos ser aprendizes com todos aqueles com os quais nos relacionamos, compartilhando com eles nossas visões, desafiando-os e sendo desafiados, aprendendo deles e caminhando com eles.

Nisto cremos e por estes ideais vivemos. Isto é verdade para o Brasil e também para todos os outros membros da Parceria que integramos, mesmo que nossos auto-retratos possam ter molduras diferentes. Nós respeitamos, prezamos e incentivamos a diversidade.

É nesta diversidade que celebramos a nossa unidade. Assim, como parte desta celebração, são oferecidas as seções seguintes. Elas contêm uma afirmação dos valores centrais da Visão Mundial, discutida por todos os países-membros e aprovada pelo Conselho Geral da Organização. Estes valores são os princípios fundamentais determinantes de nossas ações.


- Somos Cristãos
- Somos Mordomos
- Somos Sensíveis
- Somos Parceiros
- Temos Compromissos com os Pobres
- Valorizamos as Pessoas






Nossa Visão
Nossa declaração de visão é:

"Nossa visão para todas as crianças: vida em abundância. Nossa oração para todos os corações: a vontade para tornar isso uma realidade."

A declaração é acompanhada por um comprometimento com a busca da visão, como:

. Fiéis mensageiros do amor de Deus
. Corajosos fomentadores da justiça e da paz
. Parceiros de confiança na mudança que permanece
. Modelos inspiradores de cooperação
. Motivadores vigorosos do cuidado para com os outros

Durante o processo de elaboração da Visão, as pessoas foram convidadas a refletir sobre quatro questões:

. Qual é a Visão de Deus para o mundo?
. O que quebranta o coração de Deus?
. Que papel devemos desempenhar para realizar a visão de Deus?
. Se nós estivermos desempenhando bem nosso papel, que evidência devemos ver?

As respostas foram colhidas, e as mensagens identificadas. A declaração final reverteu estas mensagens em uma única visão do futuro para a Visão Mundial.

A declaração final se remete fortemente à passagem bíblica de João 10:10: Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. A declaração coloca as crianças como foco da nossa visão e também inclui um desafio para doadores e funcionários em fazer com que a visão se torne real.


Nossa história
Nascimento de uma Visão.

A Visão Mundial é uma Organização Não Governamental Cristã fundada em 1950 pelo jornalista Bob Pierce. O objetivo era atender às crianças vítimas da guerra na Coréia. A Visão Mundial chegou ao Brasil em 1975 trazendo na bagagem o ideal de transformação e hoje está presente em cerca de 100 países. Priorizando o trabalho com os mais pobres, a Visão Mundial concentra suas ações no Nordeste brasileiro, em Tocantins, no Norte de Minas Gerais, no Amazonas e em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com o compromisso de promover a vida, a Visão Mundial investe em projetos sociais que enfatizam o desenvolvimento da criança. Através de programas de saúde preventiva, a Visão Mundial busca oferecer uma vida mais digna às crianças brasileiras.

Para que as crianças sejam atendidas com eficiência, a Visão Mundial concentra suas atividades em regiões específicas, buscando a mobilização de toda a comunidade para a solução dos problemas.

Trabalhamos com projetos de longo prazo, que possibilitam o desenvolvimento auto-sustentável das famílias assistidas. A partir da organização social, as comunidades são incentivadas a encontrar alternativas transformadoras, até que consigam caminhar com as próprias pernas.

A Visão Mundial também criou programas de apoio a pequenos produtores e empreendedores. Eles abrangem concessão de micro-crédito rural e urbano, orientação técnica, projetos de irrigação e manejo da agricultura com preservação do meio ambiente, comercialização e abertura de mercados no Brasil e no exterior.

Esses são alguns exemplos da atuação transformadora da Visão Mundial para incentivar o desenvolvimento auto-sustentável. Para agir nas situações em que a vida pede socorro, a Visão Mundial criou os projetos emergenciais. Quando busca a reabilitação de pessoas em situações de calamidade, a Visão Mundial também apresenta soluções duradouras para os problemas. Foi o que aconteceu no Programa SOS Seca, que ajudou centenas de famílias no interior do Estado de Alagoas. Além da distribuição de cestas básicas para resolver imediatamente o problema da fome, foram construídos reservatórios que garantem o abastecimento de água para as famílias e criou o banco de sementes.

Atuando em todas as circunstâncias em que a vida está ameaçada, a Visão Mundial alia-se a outras ONGs para fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente. Uma das maiores preocupações é o combate à exploração e abuso sexual de crianças, e ao turismo sexual.

Por desenvolver um trabalho transformador, a Visão Mundial ganhou o Prêmio Bem Eficiente 2005, que é concedido às organizações sociais de destaque no país. O Prêmio é um reconhecimento às entidades que agem com transparência e eficiência, como a Visão Mundial. Vidas que transformam vidas. É acreditando nisso que a Visão Mundial mantém o seu trabalho. E ainda há muito a ser feito.



Maiores informações: http://www.visaomundial.org.br/

Como trabalhamos?


Desenvolvimento Transformador


Desenvolvimento Transformador é um dos ministérios na Declaração de Missão da Visão Mundial e, portanto, uma competência central requerida da Organização. Os princípios são:
Protagonismo da comunidade: as comunidades sonham, planejam, implementam, monitoram e avaliam os programa em um relacionamento interdependente com a Visão Mundial, com governos locais, empresas/negócios, igrejas e outras ONGs.Sustentabilidade: os programas são desenhados com a expectativa de que as mudanças sejam sustentáveis econômica, social, psicológica, espiritual e ambientalmente.Holismo: os programas refletem uma compreensão física e espiritual integral do ser humano, do mundo em que vive e do modo como se desenvolve.Transformação mútua: busca a transformação contínua de todos os parceiros. Desenvolvimento Social sustentável.


A Visão Mundial trabalha com as comunidades no sentido de desenvolver o protagonismo e estimular a vida associativa, que une as pessoas pelo interesse comum, fazendo-as conversar sobre assuntos de preocupação mútua e refletir sobre seus desejos em relação ao bem comum.


Assim, as comunidades apoiadas têm a oportunidade de progredir criando oportunidade para a participação das famílias e crianças em áreas de interesse comum, relacionando-se de forma sinérgica para o alcance de resultados estáveis e sustentáveis.


O Programa de Desenvolvimento de Área (PDA) é a principal estratégia de intervenção para fomento do desenvolvimento local. Esta é uma forma concreta de ação que gera impacto transformador em uma determinada área, incorporando às ações desenvolvidas os conceitos de fortalecimento institucional, mobilização, participação, planejamento e avaliação comunitária.


Os programas da Visão Mundial, o que inclui o apadrinhamento, possibilitam o acesso das crianças e suas famílias a benefícios proporcionados nas seguintes áreas:


Saúde; Educação; Desenvolvimento Econômico; Testemunho Cristão; Promoção da Justiça; Ajuda Humanitária; Outros


Nenhum comentário: